Google encerra encurtador de links goo.gl

Google descontinua encurtador de links ‘goo.gl’

A Google anunciou que irá encerrar o goo.gl, sua plataforma para o encurtamento de links, dando uma nova opção aos desenvolvedores através do Firebase Dynamic Links. Até o dia 13 de abril os usuários poderão criar seus links encurtados, enquanto o monitoramento dos mesmos poderá ser feito até o ano que vem, no dia 30 de março de 2019.

 

O encurtador da Google foi lançado há quase dez anos, em 2009. De lá até aqui, outros encurtadores de links surgiram e se popularizaram rapidamente, como o Bitly, que oferece o mesmo tipo de serviço e aumenta a concorrência. Segundo a empresa, a decisão de terminar com a plataforma se deu devido às mudanças da internet e da forma de utilizar links nos últimos anos – e isso vai refletir para os usuários

Google encerra encurtador de links

Para não deixar todos de mãos abanando

 

 

O Google quer que os usuários de encurtadores de links se direcionem para o Firebase Dynamic Links (FDL), novidade recente deles. O novo serviço é focado nos desenvolvedores, que poderão utilizar da detecção dinâmica para enviar os usuários a qualquer lugar da internet a partir de aplicativos para Android, iOS e até pelo navegador.

 

Bitly é a principal opção de encurtador de links

 

Quem ainda precisar de algum serviço para encurtar links, terá que migrar para alguma outra plataforma. Aqui na Bedez Comunicação nós optamos por migrar para o Bitly, serviço que correu na frente e deu dicas para quem está migrando do goo.gl. Outras opções são OwLy ou o TinyURL.

 

Os usuários ativos do goo.gl poderão encurtar seus links apenas até o dia 13 de abril de 2018 – tem menos de um mês pela frente. O serviço ficará no ar até o dia 30 de março de 2019 para o acompanhamento de estatísticas dos links e, após esta data, não irá mais funcionar. As URLs criadas ainda poderão ser acessadas normalmente por tempo indeterminado.

 

 

Gostou do texto? Curta e Compartilhe.

Temos soluções em comunicação com estratégias personalizadas para promover o seu negócio.


Agende uma reunião
e vamos tomar um café.



WhatsApp chat