Criação de marca: Instituto Desenvolve Pecuária
Uma ideia sólida, um grupo de empresários rurais totalmente conectados buscando a inovação e celeridade em questões comuns a toda classe pecuarista gaúcha, consolidando uma nova entidade. Até aí normal, agora o fato diferencial é que o grupo surgiu numa Expointer e tomou forma em grupos de WhatsApp durante a pandemia da Covid-19.
Nosso desafio era transformar a ideia de 1800 pessoas em algo único. Agora, como ser diferente num segmento de entidades em que tudo são siglas de difícil entendimento??
Como criamos o nome
Tinha que ser algo forte, sonoro, proativo, pra frente, ativo, sempre em movimento.
O insight para criação do nome foi instantâneo: DESENVOLVE PECUÁRIA!
Desenvolve Pecuária! é uma nova entidade que surge da união de pecuaristas gaúchos do Instituto Desenvolve Pecuária, que sempre visaram o crescimento da classe e desenvolvimento da pecuária e da geração de valor para seus negócios de forma colaborativa.
Com foco na pecuária de cortes bovinos, os idealizadores precisaram desenvolver um nome e uma marca que fosse marcante e jovem no mercado. A troca de informações (via grupos de WhatsApp), desde a aquisição de insumos e animais até a venda da produção, passando por técnicas de manejo, suplementações e gestão são algumas das informações compartilhadas.
Unindo a união e troca de informações, chegamos no resultado Desenvolve Pecuária, um nome forte que atrai o público.
As escolhas para criar a marca
A marca a ser desenvolvida precisava ser jovial e, ao mesmo tempo, transparecer tecnologia e confiança. A tipografia escolhida demonstra essa contemporaneidade de uma forma leve e objetiva.
A cor verde está presente, remetendo ao campo (pecuária) e também à prosperidade e crescimento. Já as cores amarela e cinza demonstram a jovialidade, proatividade e confiabilidade. Com a junção das cores, é possível lembrar, é claro, da bandeira do Brasil, já que foram utilizados tons verdes e amarelos.
O desafio da criação da identidade visual
A criação do logotipo foi um desafio especial, conectar todos os conceitos em um único símbolo, único e relevante
Para a criação do Instituto Desenvolve Pecuária, fizemos a junção de diversos elementos: as letras da sigla IDP, a figura do gado e símbolos que remetesse à comunicação via Whatsapp e ao desenvolvimento.
Partindo da conexão das iniciais de Instituto Desenvolve Pecuária, sendo que se reparar a forma do “i” está presente no “p”, além da forma do “d” que está na parte superior da forma do “p”, assim chegamos num resultado em ilustração.
A partir daqui somamos o resultado da união das iniciais I + D + P com o balão de diálogo e “perna” do logo do whatsapp com seta concluímos mais uma etapa da construção desse símbolo.
Nessa etapa de construção do símbolo somamos a cabeça do boi, representando a pecuária de corte bovino.
Com resultado inclinamos o desenho do logo para a direita, reforçando os conceitos de proatividade, movimento, de estar sempre ligado.
Veja todas as aplicações da marca do Instituto Desenvolve Pecuária em nosso portfolio.
No dia 28 de abril, o Instituto Desenvolve Pecuária, foi oficialmente lançado em assembléia virtual, onde apresentamos todo esse projeto de criação de nome e marca, tendo a aprovação quase unânime de mais de 200 pessoas.