A médica Liziane Boeira Varaschin inaugurou seu novo consultório no Edifício Di Leone, no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Em sintonia com seu novo momento profissional contratou a Bedez Comunicação para criar uma nova identidade visual que fosse a sua cara. De jeito e trato simples, “Lizi” é uma médica muito parceira e amiga dos seus pacientes, por isso todos a chamam carinhosamente de Dra. Lizi.
Estudo e estratégias de comunicação para o rebranding
Em nossos estudos para a criação da nova marca algumas palavras-chave associadas a atividade médica exercida pela Dra. Liziane se destacaram como: segurança, cuidado, simplicidade e intimidade. Todo mundo quer ter alguma intimidade com o seu médico, isso traz segurança ao paciente, passa a ideia que você pode contar com ele a qualquer momento. Identificamos que todos pacientes chamavam a médica pelo apelido, e usamos essa redução do nome como ponto de partida para a construção na nova identidade visual.
O resultado foi o nome Dra. Lizi, curto e simples, lembrando do cuidado com o paciente e demonstrando proximidade e informalidade.
As cores neutras e terrosas já eram características do consultório médico, auxiliando na escolha das novas cores adotadas. Com outros elementos agregados, chegamos à identidade visual final, que remete à saúde feminina, mostrando conforto e intimidade.
Criação do novo símbolo e logotipo
O símbolo desenvolvido tem forma arredondada, se assemelhando a diversos elementos, pode ser visto um coração e representando a saúde. Em seu interior, é possível ver um “L”, remetendo ao nome Liziane. A linha curva e diferentes formas simbolizam as diversas fases que o corpo de uma mulher passa durante a gravidez.
No logotipo, a curva e o ângulo no “L” continuam o traçado dentro do símbolo, com o “Dra.” complementando o nome em destaque.
Materiais de papelaria e comunicação visual
Para os materiais de papelaria, foi necessário ir além do tradicional, conhecendo o que seria preciso para obstetrícia. O material antigo foi estudado, a fim de adaptar para a nova marca. Foram desenvolvidos prontuários, bloco de papel, cadernetas pré-natal de acompanhamento de consulta, licença maternidade, atestados e cartões de visita.
Junto ao materiais impressos, a nova marca também foi aplicada na ambientação do consultório. O projeto de sinalização interna conta com um letreiro confeccionado em letracaixa de acrílico branco que serve como fundo para a mesa da secretária. Dentro do consultório, as portas dos toaletes foram identificadas com os tons vinho em adesivo e letracaixa em acrílico pintado integrando o projeto de comunicação visual.